Ensino
O LAVeg oferece as seguintes disciplinas para os cursos em Graduação em Ciências Biológicas (presencial e à distância) e Agronomia. Leciona também nos programas de Pós-Graduação em Biologia de Fungos Algas e Plantas.
Graduação em Ciências Biológicas
1. Presencial:
1.1. Bacharelado e Licenciatura Diurnos:
Anatomia e Embriologia Vegetal PCC 10h/aula (BOT 7015).
Microtécnica vegetal; Histologia das plantas vasculares (Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas): meristemas, parênquimas, tecidos de sustentação, tecidos de revestimento, tecidos de condução e estruturas secretoras. Estruturação dos órgãos vegetais: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Estrutura dos rudimentos seminais e do gametófito feminino; tipologia do saco embrionário. Microsporângio, microsporogênese e gametófito masculino. Embriogênese.
Atualidades e Aplicações em Anatomia Vegetal (BOT7028).
Análise crítica das diversas áreas de atuação/aplicação da anatomia vegetal. Importância da anatomia vegetal na formação do biólogo e aplicabilidades. Anatomia vegetal como linha de pesquisa. Anatomia vegetal no cotidiano. Ensinando anatomia vegetal.
1.2. Licenciatura Noturno:
Anatomia de Plantas Vasculares PCC 18 horas/aula (BOT 7201).
Microtécnica vegetal; Histologia das plantas vasculares (Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas): meristemas, parênquimas, tecidos de sustentação, tecidos de revestimento, tecidos de condução e estruturas secretoras. Estruturação dos órgãos vegetais: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Esporogênese, gametogênese e embriogênese.
Atualidades e Aplicações em Anatomia Vegetal (BOT7028).
Análise crítica das diversas áreas de atuação/aplicação da anatomia vegetal. Importância da anatomia vegetal na formação do biólogo e aplicabilidades. Anatomia vegetal como linha de pesquisa. Anatomia vegetal no cotidiano. Ensinando anatomia vegetal.
2. Ensino à Distância:
Anatomia Vegetal Teórica (BOT9105) e Anatomia Vegetal Prática (BOT9106)
Histologia das plantas vasculares (Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas): meristemas, parênquimas, tecidos de sustentação, tecidos de revestimento, tecidos de condução e estruturas secretoras. Estruturação dos órgãos vegetais: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
Graduação em Agronomia
Anatomia e Fisiologia Vegetal (BOT5304)
Anatomia: meristemas, parênquimas, tecidos de revestimento, de sustentação, de secreção e vasculares, raiz, caule e folha, flor, fruto, semente: aspectos anatômicos. Metabolismo: absorção e transporte de água, nutrição mineral, absorção de sais minerais, transporte pelo floema, fotossíntese e assimilação do nitrogênio. Crescimento e desenvolvimento: Estrutura, transdução de sinais e principais efeitos fisiológicos de hormônios e reguladores de crescimento; fotomorfogênese, fotoperiodismo, floração e germinação de sementes).
Pós-Graduação Fungos Algas e Plantas
FAP 410039 | Técnicas para Estudo Microscópico em Biologia Vegetal | 75 h/a | 5 créditos
Ementa: Instrumentos e equipamentos utilizados em preparações microscópicas. Preparo de soluções. Métodos de estudo de células e tecidos em microscopia de luz: corte à mão-livre, maceração, fixação, desidratação, inclusão em parafina, historesina e PEG 1500, microtomia, coloração e montagem. Histoquímica básica.
FAP 410043 | Anatomia dos Órgãos Vegetativos das Plantas Vasculares | 60 h/a | 4 créditos
Ementa: Célula Vegetal. Histologia das plantas vasculares (‘pteridófitas’, gimnospermas e angiospermas): meristemas, sistema de revestimento, sistema fundamental e sistema vascular. Anatomia da raiz e do caule: estrutura primária e secundária; desenvolvimento, padrões e variações. Anatomia da folha: desenvolvimento, estrutura padrão e variações.
FAP410048 – Estrutura e função das plantas nos ambientes brasileiros |75 h/a |5 créditos
Ementa: Definições de adaptação morfofisiológica. Introdução aos fatores ambientais relacionados às adaptações das espécies vegetais. Considerando características ambientais, geográficas e climáticas dos ambientes predominantes nos principais domínios brasileiros, apresentar e discutir as estratégias morfoanatômicas de adaptação das espécies vegetais com ocorrência nos domínios: Cerrado; Campos; Caatinga; Florestas Tropicais; Pantanal; Restinga.